Se existisse uma “fonte da juventude”, com certeza, ela nasceria num lugar dos Estados Unidos chamado Loma Linda. Parece haver algo de especial lá: as pessoas vivem mais. Segundo uma matéria da revista National Geographic de novembro de 2005, essa é uma das três regiões do mundo onde vivem os campeões da longevidade.
Ellsworth Warehan é cirurgião cardiologista. Ele faz questão de entrar no centro cirúrgico do hospital universitário onde trabalha, em Loma Linda, Sul da Califórnia, e auxiliar nas cirurgias. Isso, aos 91 anos.
Marge Jetton mora na mesma região. Adivinhe como ela comemorou os seus 100 anos de idade: renovou sua carteira de motorista para mais 5 anos.
Não muito distante deles, vive Lygia Newton. Ela está entre as 20 pessoas mais idosas do mundo e, há algum tempo, reuniu seus amigos para celebrar seus 112 anos.
Mas, como não existe a tal “fonte da juventude”, qual é o segredo deles?
A pesquisa descobriu que as pessoas que vivem além dos 100 anos, têm algo em comum:
Priorizam a família;
Vivem intensos relacionamentos sociais;
Não fumam;
Praticam atividades físicas;
Alimentam-se de frutas, verduras e grãos integrais.
Não há dúvidas: o estilo de vida está intimamente ligado à longevidade. Essas pessoas de Loma Linda seguem oito princípios básicos, que podemos chamar de “REMÉDIOS NATURAIS”:
AR PURO. Deus nos deu o fôlego de vida e criou o ar (Gênesis 1:8; 2:7) que reveste a superfície da Terra, numa composição planejada, possibilitando a vida - 79% de nitrogênio e 21% de oxigênio.
Procure respirar profundamente, ao ar livre, todas as manhãs. Mantenha o ambiente sempre bem ventilado e arejado. A qualidade do sangue depende da completa oxigenação nos pulmões, e as infecções não se alastram na presença do oxigênio.
ÁGUA PURA. O planeta Terra e o corpo humano são formados por dois terços de água. Neste planejamento inteligente de Deus, podemos ver o Seu recado para que bebamos água o suficiente para manter todas as nossas funções vitais. Por isso, beba de dois a três litros de água ao longo do dia, evitando ingeri-la no momento das refeições (meia hora antes e duas horas depois).
LUZ SOLAR. “Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite”. Gênesis 1:16. A luz solar é um germicida eficaz. A casa deve ser bem arejada e banhada pelos raios solares. É vital, que toda pessoa até os 60 anos, fique ao Sol, pelo menos, 15 minutos por dia, antes das 10h ou depois das 16h.
ALIMENTAÇÃO BALANCEADA. A dieta saudável vem do Criador: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento”. Gênesis 1:29 e 30.
Você conhece esta lista?
Sócrates;
Platão;
Beethoven;
Leonardo da Vinci;
Brad Pitt;
Rick Martin;
Victoria Beckham.
Sabe o que estas pessoas têm em comum?
SÃO VEGETARIANOS.
Faz parte da alimentação balanceada: * O uso abundante de produtos naturais - verduras, legumes, frutas, grãos e cereais; * A moderação – comer, nas horas certas, somente o necessário. O ideal é não comer carne. Mas, se mesmo assim optar por comê-la, há uma recomendação divina, quanto às carnes que são próprias e as que são impróprias para alimentação. Desde a antiguidade, foi o próprio Deus quem dividiu os animais em dois grupos: puros e impuros (Gênesis 7:2). Ele estabeleceu uma regra para definir quais são os animais comestíveis: “Qualquer animal que tem CASCO FENDIDO e dividido em duas unhas, e que RUMINA”. Por exemplo: “... o boi, a ovelha, o bode, o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e a ovelha montês. Vocês poderão comer qualquer animal que tenha o casco fendido e dividido em duas unhas e que rumine.” Levítico 11:3 (Grifo acrescentado); Deuteronômio 14:4-6. Estas espécies de animais possuem um sistema digestivo complexo, capaz de eliminar grandes quantidades de resíduos tóxicos do próprio organismo, que fariam mal à saúde humana. Já os animais impuros, possuem um sistema digestivo inferior, que não elimina bem as toxinas, o que faz com que a sua própria carne não seja boa para nossa alimentação. Conheça algumas carnes não-comestíveis: “Dos que ruminam ou têm o casco fendido, vocês NÃO PODERÃO COMER o camelo, o coelho... Embora ruminem, não tem casco fendido; são impuros para vocês. O PORCO TAMBÉM É IMPURO; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.” Porque “‘os que comem CARNE DE PORCO, RATOS e outras coisas repugnantes, todos eles perecerão’, DECLARA O SENHOR.” Deuteronômio 14:7 e 8; Isaías 66:17 (Grifos acrescentados).
As carnes de aves e peixes também devem ser selecionadas. Para fazer isso, você pode consultar Levítico 11:9-19 e Deuteronômio 14:9-18.
Deus se preocupa com cada detalhe da nossa saúde!
ATIVIDADE FÍSICA. Na criação, o ser humano foi programado para não ficar parado. “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e CULTIVÁ-LO.” Gênesis 2:15 (Grifo acrescentado). Se Adão e Eva, que desfrutavam da companhia de Deus todos os dias (Gênesis 3:8), precisavam manter-se em atividade física, imagine nós!
Precisamos transpirar! Seja nas academias, clubes, praças ou simplesmente caminhando por aí – o importante é se mexer. Pratique exercícios com regularidade: pelo menos uma hora por dia, três vezes por semana. Eles mantêm o coração saudável, o colesterol baixo e a pressão arterial sob controle. E combatem os efeitos nocivos do estresse crônico, depressão e ansiedade.
DESCANSO. Quando Deus terminou de criar o mundo, para nos dar o exemplo, Ele “descansou de toda a obra que realizara na criação.” Gênesis 2:3. Para ter saúde, todos precisam de folgas semanais, férias e um descanso diário de oito horas de sono.
O cérebro possui uma glândula chamada pineal. Ela produz a melatonina, um hormônio que regula o sono e o ritmo biológico do nosso corpo. Isto acontece COM MAIOR EFICIÊNCIA durante a noite, entre duas e três horas da manhã.
Citado por Suzana Herculano-Houzel: neurocientista, professora da UFRJ e autora de O Cérebro Nosso de Cada Dia e de O Cérebro em Transformação.
DOMÍNIO PRÓPRIO. Quando estamos adotando um novo estilo de vida, o desafio não é fácil. Precisamos exercer o autocontrole em todos os aspectos (Atos 15:20). Isto é um exercício diário que requer atitudes equilibradas e até abstinência.
O equilíbrio é um princípio divino. Tudo em excesso, faz mal. Mesmo as coisas boas da vida precisam de moderação: exercício físico, trabalho, lazer, sexo, estudo, descanso, entre outros.
No entanto, fatores que agridem a própria vida, devem ser definitivamente rejeitados por nós. O álcool, por exemplo, está relacionado a 50% das mortes por acidentes de carro, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios. Mas, além do álcool, outras coisas são maléficas à saúde, como, as bebidas que contêm cafeína, o fumo, estimulantes, alimentos condimentados, etc. Abster-se do que é nocivo a nós mesmos, é inegociável (1Coríntios 3:16 e 17; 6:19 e 20).
CONFIANÇA EM DEUS. O domínio próprio só é possível com a ajuda de um Poder Superior, Deus. A comunhão com o Criador nos dá forças para exercermos com sabedoria o nosso livre-arbítrio, para que escolhamos sempre o melhor para nossa vida.
Estudos têm demonstrado que as pessoas que oram e têm atividades religiosas saudáveis vivem mais que as outras. Pela lógica, vale a pena confiar em Deus.
Quando estamos numa situação difícil, mas temos a certeza de que seremos ajudados por Deus isso provoca uma reação positiva, enquanto o contrário também é uma realidade, se eu não acredito em Deus, isso me leva a abrir o meu corpo para as doenças chamadas pelos profissionais de doenças psicossomáticas.
“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” Hebreus 10:35.
Eles já sabiam!
As descobertas científicas atuais têm ressaltado estes oito princípios como a base para a longevidade. Porém, os cientistas não foram os primeiros a apresentá-los. A comunidade de Loma Linda os conhecia há 150 anos. Essas orientações foram dadas por Ellen G. White, em 1863. Você pode encontrá-las no livro A Ciência do Bom Viver, pág. 127, publicado pela primeira vez em 1905.
Deus está interessado em nossa saúde física, mental e espiritual. Afinal, nossas vias de acesso a Ele são o cérebro e o corpo. Por isso, devemos cuidar da nossa saúde, para nos relacionarmos cada vez melhor com o Criador.
Alcoolismo. [s.d.] Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol1.htm Acesso em: 05 abri. 2007.
É o que diz o médico Psiquiatra Irineu César Silveira dos Reis.
ESTUDO PESSOAL:
01. Areligião da Bíblia se preocupa somente com o aspecto espiritual do ser humano? 1Tessalonicenses 5:23 (NÃO! Neste texto de 1Tessalonicenses 5:23 vemos que Deus se preocupa com todos os aspectos que compõem o ser: o físico, o mental e o espiritual)
02. O que diz o apóstolo Paulo sobre a importância dos aspectos físico e mental na adoração a Deus? Rom. 12:1 e 2 (são tão importantes que ambos devem agir harmonicamente durante o culto a Deus!)
03. O filósofo grego Platão dizia que o corpo era a prisão da alma. Como a Bíblia considera o corpo humano?1Cor. 3:16 e 17; 6:19-20 (a Bíblia considera o corpo humano o Santuário, o Templo do Espírito Santo. Assim, para Deus, o corpo não é algo mau ou inferior. Foi Ele quem criou o corpo [ver Gên. 2:7] É sagrado por ser o lugar onde o Espírito Santo quer morar. Deus se interessa pela saúde física do ser humano. Ver 3 João 1:2)
04. Que dieta especial Deus deu ao ser humano para que cuidasse do próprio corpo?Gên. 1:29 (a vegetariana)
“Frutas e verduras reduzem hipertensão em idosos”(Jornal Folha de São Paulo, 03/02/1993).
“Achado no brócolis composto que evita câncer”(Jornal O Estado De S. Paulo, 12/04/1994)
05. Depois que o pecado entrou e veio o dilúvio, destruindo muitas variedades de alimentos saudáveis, quais carnes foram liberadas por Deus para a alimentação?Lev. 11:1-47; Deut. 14:3-21. Compare com Gên. 7:2 (as carnes de animais limpos)
06. Por que Deus não liberou algumas carnes, especialmente a carne de porco?Lev. 11:7-8; Deut. 14:8; Isa. 65:2-4; 66:17 (porque elas são imundas, impróprias para o consumo humano).
07. Para a Bíblia, existe relação entre aquilo que comemos e a nossa saúde mental-espiritual? Dan. 1:12, 15, 17-20 (Sim! A Bíblia não faz separação entre o físico, o mental e o espiritual. De acordo com as Escrituras, uma boa saúde mental é cultivada por meio de uma boa alimentação, da mesma forma que a boa saúde física é o resultado de uma atitude mental saudável. De acordo com Rom. 8:23, o plano de salvação envolve também a redenção, o resgate do corpo)
08. Três dicas do Espírito Santo para que tenhamos boa saúde (Atos 15:28 e 29)
a) Não use alimentos impróprios;
b) Não use o sangue de animais na alimentação (para não contrair doenças);
c) Não pratique relações sexuais ilícitas.
09. Algumas orientações bíblicas para o cuidado do corpo e da mente
CORPO
a) Deut. 23:1- aqui é visto o princípio de não praticar qualquer tipo de mutilação contra o corpo, como, por exemplo, a mutilação genital feminina, praticada em alguns países;
b) Gên. 1:29 – alimentação vegetariana é a ideal;
c) Deut. 14:8 – o uso de carne de porco e seus derivados colocam em grande risco a saúde;
d) Lev. 3:17 - evitar o uso de gorduras animais;
e) Lev. 7:12; 24-26 - não comer o sangue de animais;
f) 1Cor. 10:31 - não coma demais. Evite a glutonaria;
g) Lev. 13:46 e 14 - orientações para evitar o contágio da lepra;
h) Deut. 23:12-13 – noções de sanitarismo, antes mesmo de existir a Patologia (parte da Medicina que estuda as doenças, seus sintomas e natureza das modificações que elas provocam no organismo” – Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx);
MENTE
a) Eclesiastes 12:12 - estudar, evitando os excessos;
b) Fil. 4:8 – ocupar a mente com coisas boas;
c) Mat. 6:6 – fazer uso da preceterapia (terapia por meio da oração);
d) Mat. 6:25-34 – não ficar ansioso (a) por pequenas coisas. (o Dr. Augusto Jorge Cury, psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista, no seu livro Análise da Inteligência de Cristo – o Mestre dos Mestres, pág. 56 [São Paulo, Editora Academia de Inteligência, 1999] – afirmou que neste texto Jesus “fazia psiquiatria e psicologia preventiva quando essas nem ensaiavam existir”).
10. Como deve ser a aparência do cristão
a) 2Cor. 11:3; 1Ped. 3:3 e 4 - modesta, sem uso de jóias. Adorno da mulher: boas obras. Conferir Êxodo 33:5 e 6;
b) 1Tim. 2:9 - a roupa deve ser agradável. A saúde não deve ser sacrificada em “benefício” da moda;
c) Gên. 41:14 – o visual deve transparecer o cuidado. Desleixo desonra a Deus;
d) Lev. 19:28 - sem o uso de tatuagens;
e) 3 João 1:2 – saudável.
12. Que conselho Deus dá para aqueles que querem ter vida longa? Prov. 4:20-23 (“meu filho, dê atenção às minhas orientações para que você tenha Vida e Saúde!”)
13. Que bênção especial Deus vai dar àqueles que Lhe obedecerem? Êxodo 15:26; 23:25 (proteção contra as doenças).
TESTE:
É possível ser salvo sem cuidar do corpo?
O que a ciência tem a nos dizer sobre a veracidade da informação bíblica em relação à saúde?
Como deve ser a aparência do cristão?